Pular para o conteúdo principal

Espetáculo "Os Olhos que Viram Fátima"


O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentará no dia 05 de junho, às 19h30, o grupo de teatro Anjos da Arte com o espetáculo "Os Olhos que Viram Fátima", dirigido por Paulo Garcia.

Esta é a terceira temporada de “Os Olhos Que Viram Fátima”. O grupo estreou o espetáculo em 2007 e apresentou com uma nova roupagem em 2008. Após quatro anos, os Anjos da Arte volta aos palcos com a apresentação do espetáculo, em Belém.

O espetáculo é uma adaptação dos relatos feitos por Lúcia, Francisco e Jacinta, três crianças que conheceram uma Senhora que veio do céu que logo mais veio a ser chamada de Nossa Senhora de Fátima. A história é contada por Lúcia que já estava idosa e doente. Em uma cadeira de embalo, Lúcia, vai relembrar a história que marcou a sua vida e de todos que moravam em uma cidade chamada Fátima. “O espetáculo vai contar esse grande exemplo de amor e devoção que três crianças cultivaram por uma misteriosa senhora. A fé e a coragem dos três pastorinhos servem de espelho para todos nós”, comentou Paulo Garcia, diretor do espetáculo.

Nossa Senhora de Fátima apareceu por seis vezes consecutivas para três crianças que pastoreavam num pequeno rebanho de ovelhas na Cova da Iria, freguesia de Fátima, Portugal. A primeira aparição aconteceu no dia 13 de maio de 1917. “Em outubro direi quem sou, e o que quero, e farei um Milagre que todos hão de ver para acreditarem”, palavras que, segundo três pequenos pastores, uma senhora de vestes brancas falou do alto do céu.

Para realizar o espetáculo, o grupo contou com o apoio este ano da Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ – e da Paróquia de São Miguel Arcanjo.

O grupo Anjos da Arte conta com 26 integrantes, a maioria jovens do bairro da Cremação. Sempre com a temática litúrgica, o grupo Anjos da Arte, que tem como um dos apoiadores a Paróquia de São Miguel Arcanjo, já conta com seis espetáculos apresentados ao longo dos 7 anos de estrada. Dentre os espetáculos pode-se destacar a história de Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis e de São Miguel Arcanjo.


 SERVIÇO:  Ingressos R$10 (preço único).

O Teatro Universitário Claudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina  com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, em Belém.

Mais informações pelo telefone (91) 3249.0373

Texto: Ana Maria Castro
Assessora de Comunicação do TUCB/ICA/UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um casarão histórico, um coletivo de artistas mundiados, quatro espetáculos e a força do desejo de reconstruir. A Mostra Mundiar surge assim, por entre escombros, Arte e coletividades, como ação que deseja ajudar na manutenção de uma parte da história do bairro da Cidade Velha e de Belém. Serão quatro espetáculos, quatro pesquisas-criação, montadas ao longo do ano de 2018, sendo uma estreia. Cada espetáculo será exibido em apresentação única no Teatro Universitário Cláudio Barradas, durante quatro dias de muita alegria e luta em prol da recuperação da fachada do casarão histórico situado na rua Gurupá n.178, que desmoronou em função das chuvas na cidade. A Mostra é uma urgência, mas também uma celebração: nossos corpos em cena, anunciando e reunindo outras forças para reerguer, reviver, renascer. Convidamos a todxs para partilhar dessa ação, contribuir conosco, com a memória da cidade e com a Arte que acontece e resiste em Belém. Os ingressos serão vendidos no valor de R$20 reais, com...
"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...