Pular para o conteúdo principal

Lançamento do caderno de partituras "Ritmos da Amazônia"



O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciência da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será palco,  no dia 24 de agosto (sábado), às 19:30 horas, do lançamento do caderno de partituras "Ritmos da Amazônia" de autoria do professor da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), José Maria Bezerra.

 O caderno traz alguns exercícios, estudos e canções para formação de grupos em sala de aula, no ensino fundamental. É destinado inicialmente aos professores alunos, mas está ganhando notoriedade e será distribuído pela Secretaria de Educação (SEDUC), para todo o estado. O caderno acompanha um CD, que foi gravado no estúdio APCE em Belém e trás 22 musicas, a maioria delas autoral, com os professores que foram convidados para fazer parte do projeto. São eles: Acácio Cardoso (professor de flauta doce no Conservatorio Carlos Gomes) e colaborador no Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR),  Joelma Telles (professora de canto, regente de coral) e colaboradora no PARFOR com a disciplina introdução a linguagem musical, Carlos Pires (professor de piano) da EMUFPA e Rafael Barros (aluno da graduação em Belém) Percussionista. Alguns artistas foram convidados para participarem do CD, como intérpretes ou como compositores, são eles: Beatriz Bezerra, Ana Clara, Marcel Barretto, Almirzinho Gabriel, Emanuel Matos, Léo Moura, Henrique Guerreiro, João Pedro, Franklin Furtado.

 José Maria Bezerra, é Professor-Mestre em artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes/UFPA), violonista, compositor, produtor musical, professor da graduação em Música da UFPA, já produziu a serie de CDS "De criança para criança 1, 2, 3" do coro infantil da Unama, "Trilhas D'água 1,2,3,4" do coro cênico da UNAMA, Banho de cuia e Dizeres de Emanuel Matos, O vento vai refazer de Carlos Guthyerrez, Árvore ar de Rafael Barros, é autor de Ritmos da Amazônia caderno virtual de estudos para violão.

O projeto tem o patrocínio de Fundação Carlos Chagas. Realização: SEDUC, FADESP, PARFOR, UFPA e EMUFPA.

O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, em Belém.

 Mais informações pelos telefones (91) 3249.0373

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.
"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...