Pular para o conteúdo principal

Projeto Palco Giratório no Teatro Universitário Cláudio Barradas

O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), será palco  nos dias 10 e 11 de agosto de 2013, às 20 horas, da apresentação do  Projeto Palco Giratório, que trará a Belém o espetáculo Tombé, montagem da Cia Dimenti, da Bahia.

O espetáculo  Tombé reflete sobre paradigmas, modismos e discursos produzidos sobre dança em nível acadêmico e pedagógico. Tombé  é coreografada num formato de palestra  performativa, dublando discursos produzidos sobre dança e arte em  ambiente acadêmico, pedagógico, burocrático e de criação artística.  Será apresentada de forma divertida, com um humor sarcástico e inteligente. Na base, uma reflexão sobre criação e  como está se produzindo dança atualmente, desmitificando e criticando seus códigos, investindo em mitos e estereótipos recorrentes na dança em suas diferente abordagens e estilos. Elaborada por meio de exercícios metalinguísticos e irônicos que criam  tensões e descolamentos entre os objetos apresentados e os comentários feitos sobre estes e entre os artistas da cena e suas dinâmicas  identificações. O espetáculo uma coreopalestra que dubla discursos, movimentos e absurdos da arte e da vida. Extravasando o campo artístico, reflete sobre tensões nas relações  interpessoais, disputas de poder e, muitas vezes, os dolorosos  processos de aprendizado. A criação e performance são de Jorge Alencar (também responsável pela
 direção coreográfica), Fábio Osório Monteiro, Neto Machado e Eduardo Gomes e Rúbia Romani.

Em sua 16ª edição, o  Projeto Palco Giratório é realizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), é uma das mais bem-sucedidas iniciativas culturais do país. Desde 1998, espetáculos de artes cênicas circulam pelas capitais e cidades do interior, formando platéias e levando cultura pelo país. Por intermédio do Palco Giratório, o Sesc promove o acesso a espetáculos de qualidade a um público amplo e diversificado e divulga o trabalho de profissionais provenientes de diversos estados brasileiros. Ao longo de seus 16 anos de existência, o Palco Giratório se consolidou no cenário cultural levando uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de 3 milhões de pessoas no Brasil.
A Companhia baiana  Dimenti,  foi fundada em 1998, o Dimenti por meio de projetos de dança, teatro e  audiovisual o grupo tem realizado circuitos de repertório, oficinas,  debates, intercâmbios, publicações, documentários e vídeos  experimentais.  O grupo vem desenvolvendo uma tecnologia poética e mantendo um repertório ativo que articula múltiplas linguagens artísticas e  profissionais com diferentes formações (dança, teatro, música, letras, comunicação, psicologia, entre outros).
 A classificação é livre e a entrada é franca. A distribuição  de ingressos acontecerá  uma hora antes do espetáculo..

O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo PIimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, em Belém.

 Mais informações pelo telefone (91) 3249.0373

Texto: Ana Maria Castro
Assessora de Comunicação do TUCB/ICA/UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.
"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...