Pular para o conteúdo principal

Projeto "Ritmos da Amazônia” retrata trabalho desenvolvido no Parfor



Será lançado neste sábado (24), no Teatro Universitário Cláudio Barradas, em Belém, o CD e caderno de partituras “Ritmos da Amazônia”, um projeto do professor de música do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), José Maria Bezerra, aprovado no edital Fadesp/ Fundação Carlos Chagas. O show de lançamento ocorre às 19h30 e terá a participação dos músicos Rubens Stanislaw, Carlos Pires, Franklin Furtado, Rafael Barros, Henrique Guerreiro e convidados.

O professor e músico José Bezerra, na época coordenador do curso de Licenciatura em Música do Parfor UFPA, foi o idealizador do caderno virtual de estudos, destinado aos professores- alunos. Ele conta que o projeto contempla as disciplinas Violão, Flauta Doce e Canto Coral.

Formação - “O caderno traz alguns exercícios, estudos e canções para formação de grupos em sala de aula na educação fundamental. É destinado, inicialmente, aos nossos professores-alunos, mas está ganhando notoriedade e espero que ele seja distribuído pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para todo o Estado”, afirma o músico.

O CD traz 22 músicas, a maioria autoral, e conta com a participação de professores formadores do Parfor, convidados para fazer parte do projeto. Entre os convidados, estão Acácio Cardoso (professor de flauta doce no Conservatório Carlos Gomes), Joelma Telles (professora de canto, regente de coral), Carlos Pires (professor de piano da Escola de Música da UFPA) e Rafael Barros (aluno da graduação percussionista).

O caderno já foi lançado em Castanhal, onde há uma turma de Música do Parfor, na primeira semana de agosto. Após o lançamento na capital paraense, o material será lançado, ainda, em Marabá e em Soure, no mês de outubro.

O material será distribuído para os alunos das turmas de Música do Parfor. Os alunos recebem um kit e levam outro para a escola na qual trabalha. “A proposta é usar primeiro em sala [do Parfor], e mostro como devem usar na sala deles [nas escolas municipais]. É didático nos dois sentidos. É um material para o aluno do Parfor, não é um material infantil”, explica o professor José Maria.

 José Maria Bezerra - É mestre em artes pelo PPGArtes/UFPA, violonista, compositor, produtor musical, professor da Graduação em Música da UFPA, já produziu a série de CDs "De criança para criança 1, 2, 3", do coro infantil da Unama; "Trilhas D'água 1,2,3,4", do coro cênico da Unama; “Banho de cuia e Dizeres”, de Emanuel Matos; “O vento vai refazer” de Carlos Guthyerrez; “Árvore ar”, de Rafael Barros. Ele também é autor de “Ritmos da Amazônia”, caderno virtual de estudos para violão.

Serviço:
Lançamento do CD e caderno de partituras “Ritmos da Amazônia”
Data: Sábado, 24, às 19h30
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas, em Belém.
A entrada é gratuita.

Texto e foto: Thais Rezende - Assessoria de Comunicação do Plano Nacional de Formação de Professores/ UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.
"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...