Pular para o conteúdo principal

PALHAÇOS TROVADORES, 17 ANOS DE GRAÇA


PALHAÇOS TROVADORES, 17 ANOS DE GRAÇA

Os Palhaços Trovadores fazem 17 anos, neste mês de novembro, e para comemorar a data realizarão uma mostra de espetáculos, que acontecerá de 05 a 08 (quinta a domingo), sempre às 20h00, no Teatro Universitário Claudio Barradas (TUCB) da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os ingressos custarão R$ 20,00 (vinte reais), com meia entrada para estudantes e crianças.


A mostra comemorativa constará de quatro espetáculos sucessos dos Palhaços Trovadores, “Amor Palhaço”, “Secretária, traz um quilo de bombom!”, “O menos espetáculo da terra” e “Sem peçonha eu não trepo nesse açaizeiro”, este último foi primeira montagem do grupo.

Os Palhaços Trovadores são um núcleo de pesquisa sobre a arte do palhaço e do circo, que valoriza a cultura popular (brinquedos e folguedos), extraindo destes os elementos poéticos e estruturais constitutivos de suas criações, construindo uma poética única que mistura teatro, arte da palhaçaria e folguedos populares.

Pioneiro na arte do clown em Belém do Pará, os Palhaços Trovadores promovem, com seu trabalho, um alegre encontro do povo com sua arte, sua cultura, popularizando o teatro e o circo, congregando sempre um grande número de pessoas, ao se apresentar em espaços públicos – praças, ruas, espaços abertos - visitando bairros, distritos e pequenas cidades do interior.

O repertório do grupo é composto essencialmente de espetáculos apresentados de acordo com o calendário cultural da cidade: quadra carnavalesca (fevereiro), quadra junina (junho), quadra nazarena (outubro) e quadra natalina (dezembro). O grupo realizará, porém, mas montagens que podem ser apresentadas em qualquer época do ano, como as adaptações de textos clássicos de Molière como O Doente Imaginário e O avarento, que resultaram nos sucessos “O Hipocondríaco” e “O mão de vaca”, respectivamente.

O grupo já foi premiado diversas vezes pelos editais de fomento da Fundação Nacional de Arte – Funarte, o que possibilitou a realização e circulação local e nacional de algumas montagens. Os Palhaços Trovadores já se apresentaram em diversos municípios e ilhas paraenses; mais de 10 cidades do estado do Amapá; nas capitais da Amazônia Legal pelo projeto Amazônia das Artes, do Sesc;  em São Luiz, Fortaleza, Salvador, Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Campinas e Rio de Janeiro. Por onde passa, o grupo de palhaços divulga a arte e a cultura paraense, com seus espetáculos cheios de graça.

Os Palhaços Trovadores mantém um espaço, a Casa dos Palhaços, onde realiza seus treinamentos, ensaios de suas montagens e diversos projetos, intercâmbios e oficinas. O espaço recebe também apresentações de grupos da cidade, através do projeto Tem Gente na Casa, que se realiza sempre no último final de semana de cada mês. Artistas palhaços independentes e ligados a grupo locais e estudantes de palhaçaria têm espaço garantido na Casa dos Palhaços para a apresentação de suas cenas no projeto Palhaçadas de Quinta, que acontece sempre na última quinta-feira de cada mês.


         Em seus 17 anos de atividades, os Palhaços Trovadores vêm formando plateia, formando novos palhaços, incentivando a palhaçaria e o teatro na cidade de Belém, com sua arte cheia de graça. E quer mais!
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, bairro Umarizal - Belém-PA.

Serviço:
Palhaços Trovadores – Mostra 17 anos de Graça!
De 05 a 08 de novembro (quinta a domingo)
20h00
Teatro Universitário Claudio Barradas
Ingressos R$ 20,00 (meia entrada p/ estudantes)

Contato para entrevistas:

Marton Maués: 988277338/Alessandra Nogueira: 981472327

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.
"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...