Pular para o conteúdo principal

"Zé(s) - Sem Eira Nem Beira"

"Zé(s) - Sem Eira Nem Beira"


O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentará no dia 25 de abril de 2013, às 19 h, dentro da programação do VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, o espetáculo teatral do grupo GITA "Zé(s) - sem eira nem beira", dirigida pelo professor da escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) Edson Fernando Silva.

Dirigida e coordenada pelo Prof. Msc Edson Fernando a pesquisa que resultou na montagem Zé (s) – sem eira nem beira apresenta sete cenas do texto dramático Zé – uma adaptação em versos de Fernando Marques a partir do Woyzeck de George Büchner – sendo explorada fundamentalmente a característica monodramática da obra de Büchner, isto é, a centralização das ações em torno do protagonista, explorando suas motivações íntimas, sua subjetividade e suas crises existenciais, privilegiando, portanto, o espaço interior do protagonista, seus pensamentos inquietantes e uma espécie de frágil realidade que se esvai com o decorrer dos acontecimentos.
A montagem, que traz no elenco Brida Carvalho e Silvia Luz, tem como principal desafio a criação de toda atmosfera "monodramática" da obra tendo como único recurso o aparato psicofísico das mesmas. Assim, o “sem eira nem beira” do título da montagem remete, antes de tudo, a condição das atuantes no desenvolvimento desta pesquisa: não contam com cenários, com figurinos elaborados, com objetos ou elementos de cena e nem com trilha sonora; somente recursos mínimos de iluminação que deixarão a área de atuação visível aos olhos do espectador.
Toda a ênfase da pesquisa, portanto, assenta-se no trabalho das atuantes, desenvolvido durante todo o ano de 2012 e sistematizado nas seguintes fases: treinamento psicofísico com Hatha Yoga Kalarippayattu indianos e do T’ai chi ch’uan chinês (metodologia do professor, diretor e performer norte-americano Phillip B.Zarrilli); oficinas de aplicação do treinamento em exercícios voltados ao apuro do domínio psicofísico em situações cênicas dramáticas; laboratórios de construção de cenas; ensaios de acertos da atuação, das cenas e da criação da poética cênica. Todas estas fases da pesquisa realizaram-se transversalmente ao projeto de pesquisa matricial do Prof. Dr. Cesário Augusto Pimentel intitulado Intercurso perceptivo em voluta.
A primeira versão desta montagem teatral estréia dia 18 de Janeiro e é resultado da pesquisa do GITA – Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante.Trata-se da segunda montagem teatral do grupo que investiga a relação e aplicação do treinamento psicofísico com artes marciais e meditativas na atuação cênica, independente dos gêneros e das poéticas de cena.
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Brida Carvalho e Silva Luz
Direção: Edson Fernando
Iluminação Sônia Lopes e Márcia Tarciso
Coordenação Geral de Pesquisa: Cesário Augusto Pimentel
O Teatro Universitário Claudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina  com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, em Belém
Mais informações pelo telefone (91) 3249.0373

Texto: Ana Maria Castro
Assessora de Comunicação do TUCB/ICA/UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...
Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.