Pular para o conteúdo principal

Lançamento do Livro LUDICIDADE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES


O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), estará realizando no dia 29 de maio de 2013, às 18 horas, o lançamento do livro " LUDICIDADE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES" de autoria da professora Simei Santos Andrade, editado pela Editora do PPGARTES.

O livro LUDICIDADE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES é fruto do trabalho desenvolvido durante o projeto de Extensão “METODOLOGIA DE ENSINO: o lúdico na prática dos professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental”,  da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA/ICA/UFPA), com educadores, sendo cinco da rede pública de ensino e alunos dos cursos de Licenciaturas em Dança, Teatro e Música, durante o período de agosto de 2011 a junho de 2012. O projeto foi concebido para atender a demanda de educadores que buscam na ETDUFPA cursos na área de arte para a melhoria da sua prática pedagógica e tem  livro a função de demonstrar algumas estratégias lúdicas, as quais propiciem a busca de uma escola que tenha compromisso com a educação para o pensar, para a vida e para o resgate da cidadania, servindo como um instrumento pedagógico para a reflexão da prática dos educadores neste século.

O livro está organizado em três capítulos dispostos da seguinte maneira: o primeiro dispõe de artigos elaborados pelos educadores participantes do Projeto de Extensão e trata da teoria de Jean Piaget sobre jogos, a arte de contar histórias, o brinquedo cantado no Ensino Fundamental e a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura.

O segundo capítulo, denominado Relato de Experiência, narra as ações lúdicas desenvolvidas na ETDUFPA (subprojeto “Brinquedo Cantado da Amazônia”) e nos projetos e atividades com brinquedo cantado, contação de histórias, brincadeiras populares e poesias nas seguintes escolas do município de Belém: Ecoescola Prof.ª Lais Fontoura Aderne, Prof.ª Maria Stellina Valmont, Prof.ª Amância Pantoja, Prof.ª Maria Heloísa de Castro, Rotary, Prof. Almerindo Trindade e Prof.ª Alzira Pernambuco. Experiências que foram realizadas com alunos da educação infantil e ensino fundamental, destacando-se a experiência da Escola Municipal Prof.ª Maria Stellina Valmont, onde o trabalho foi desenvolvido com alunos da 2ª, 3ª e 4ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O último capítulo destina-se a discutir temas que mais se destacaram durante o Projeto de Extensão, bem como buscar a contextualização histórica, a origem e a inserção dos jogos e brincadeiras, do brinquedo cantado e da contação de histórias, nos espaços educativos em que os educadores participantes desenvolvem suas práticas.

A professora Simei Santos Andrade é professora da ETDUFPA e Coodenadora do Projeto de Extensão "Metodologia de Ensino: o lúdico na prática dos professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental" na ETDUFPA/ICA/UFPA.

O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, em Belém.

Entrada Franca!

Mais informações pelo telefone (91) 3249.0373.


Texto: Ana Maria Castro
Assessora de Comunicação do TUCB/ICA/UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...
Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.