Pular para o conteúdo principal

"DIÁLOGO TEÓRICO-PRÁTICO" e "MOSTRA DE DANÇA INFANTO-JUVENIL"

O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), será palco nos dias, 08 e 09 de junho,  às 19 horas, das apresentações dos espetáculos "DIÁLOGO TEÓRICO-PRÁTICO" e  "MOSTRA DE DANÇA INFANTO-JUVENIL", em comemoração aos seus 18 anos de Arte da  Escola de Dança Ribalta.

A Escola de Dança Ribalta nasceu em 2004 por incentivo da sonhadora, Marlene Andrade Ferreira que desde sua juventude desejava ser bailarina, mas sua realidade econômica não lhe permitia. Os anos se passaram e naturalmente o sonho acalentado uniu-se com o de outros jovens no ideal de possibilidades de crescimento artístico- educacional capaz de proporcionar mudanças em suas realidades. As chaves d...e transformação desse caminho eram desveladas pela esperança e respeito diante da plural diversidade humana. A dança ganhava força nas ações da vida, o espaço se alterava cada vez mais para abrigar novos sonhadores e as palavras de ordem eram: esperança, generosidade e sensibilidade para prosseguir e lutar pelas múltiplas redes que existem no mundo contemporâneo entre arte, educação e sociedade. Sonhar é preciso! 

Em 2013 este sonho atinge a maior idade, a Escola de dança Ribalta completa 18 anos de existência, ampliando insistentemente na formação, criação e difusão da dança, e o pertencimento dessa arte em Ananindeua. As luzes da Ribalta revelam a interdisciplinaridade entre as linguagens do balé clássico, danças regionais, sapateado, jazz, dança moderna e contemporânea presentes no resultado dos trabalhos ao decorrer de todo ano. Os eventos tornam-se possibilidades expressivas de um acompanhamento singular dos intérpretes-criadores que participam criativamente durante todo o processo, os eventos são: Tarde de talentos onde o aluno mostra o que gosta de fazer, a expodança que torna-se uma feira cultural da historia da dança no Brasil e local, as sapatilhas na roça que geralmente acontece no mês de junho e correspondem á coreografias com temáticas folclóricas e amazônicas, além dos espetáculo anuais que marcam o encerramentos das atividade letivas, sempre com temática e roteiros desenvolvidos transversalmente á realidade local capaz de criar pontes com temas educativos e sociais poeticamente descritos em movimentos.  As luzes da Ribalta têm o foco de iluminação voltado para a democratização da cultura e para continuar dar voz aqueles que são os protagonistas das cenas da vida. 

"DIÁLOGO TEÓRICO-PRÁTICO":  trata-se de uma AULA/ESPETÁCULO trazendo á palco o dia-a-dia da sala de aula. Cada professor, juntamente com seus alunos estará ministrando uma aula no Palco do TUCB, nas mais diversas linguagens em dança: Jazz, Ballet clássico, dança contemporânea e sapateado. O ingresso para este espetáculo será de R$ 15,00 (quinze reais), preço único.

MOSTRA DE DANÇA INFANTO-JUVENIL:  É um espetáculo que traz a memória a trajetória artística da Escola de Dança Ribalta na cidade de Ananindeua-PA, com remontagens coreográficas dos espetáculos anteriores e suas respectivas temáticas. Entrada Franca!

O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, em Belém

Mais informações pelo telefone (91) 3249.0373.


Texto: Ana Maria Castro
Assessora de Comunicação do TUCB/ICA/UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...
Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.