Pular para o conteúdo principal
"AUTO DA COMPADECIDA"

O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), será palco no período de 01 a 04 de maio de 2014, da apresentação do espetáculo "AUTO DA COMPADECIDA", com direção assinada pela professora Inês Ribeiro.
Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna. Sua primeira encenação foi em1956, em Recife, Pernambuco. É um drama do Nordeste Brasileiro. Insere elementos da tradição da literatura de cordel, de gênero comédia apresenta traços dobarroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa. Apresenta na escrita traços de linguagem oral por demonstrar na fala do personagem sua classe social, apresenta também regionalismos pelo fato de a história se passar no nordeste e o autor ter nascido lá.
No vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba, chega uma trupe circense anunciando pelas ruas o espetáculo, "Auto da Compadecida" obra se baseia nos romances e histórias populares do Nordeste . Eles apresentam um drama popular em que João e Chicó, dois nordestinos sem eira nem beira. João Grilo  prepara inúmeros planos para se vingar do patrão, o padeiro, homem avarento, dono da padaria de Taperoá que é esposo de uma mulher infiel e do Padre João - Padre que chefia a paróquia de Taperoá muito racista e avarento, visando somente o lucro material.Bispo assim como do padre, ele é muito avarento, e vive difamando seu colega,já o Frade, um homem honesto e de bom coração, não sabe que vive sendo difamado pelo Bispo.  Na ânsia da vingança João Grilo, com suas espertezas, provoca mais confusões . Os planos da dupla, envolve o testamento de um cachorro cujo a dona é a mulher do padeiro, adúltera que se diz santa. Vive agradando seu marido e assim como seu cônjuge, é muito avarenta.A  posse do dinheiro do testamento é interrompido pela chegada do cangaceiro Severino  e a morte de João Grilo. Todos os mortos reencontram-se no Juízo Final, onde serão julgados no Tribunal das Almas por um Jesus negro  e pelo diabo. O destino de cada um deles será decidido pela aparição de Nossa Senhora, a Compadecida e traz um final surpreendente, principalmente para João Grilo.
O espetáculo será composto por atos fragmentados da peça original de Ariano Suassuna. É resultado do Curso de Teatro Juvenil da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA).
A diretora do espetáculo Inês Ribeiro, é paraense, licenciada em pedagogia pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) , mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e professora da ETDUFPA, onde ministra as disciplinas Didática do Ensino do Teatro e Metodologia do Ensino do Teatro.
O espetáculo fica em cartaz nos dias 1, 2, e 3 de maio, às 19 horas. No dia 4 (domingo) duas apresentações às 17 e 19 horas.
Ingressos: R$ 20,00 (com meia entrada para estudantes).
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na  Avenida Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém.
Mais informações pelos telefones (91) 3249.0373
A Ficha Técnica é  resultado da disciplina Prática de Montagem dos cursos técnicos em Ator, Figurino e  Cenografia, ano 2013. Coordenado pelo Professor Msc. Paulo de Tarso
Fotografia:  André Mardock e Inês Ribeiro

Ana Maria Castro (91) 8131.9311
Assessora de Comunicação do TUCB/ICA/UFPA.
Postado por: Camila Góes - Bolsista da secretaria do TUCB

Comentários

  1. Espetáculo maravilhoso dos alunos do curso de teatro infanto juvenil da ETDUFPA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...
Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.