Pular para o conteúdo principal

CENAS DE ÓPERA


O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), será palco no dia 13 de maio de 2014,  às 20 horas, da apresentação do espetáculo " Cenas de Ópera",  ministrado pelo norte-americano, William Ferrara, dentro do projeto "Ópera Estúdio", desenvolvido pela Fundação Carlos Gomes (FCG).
 Cenas de Ópera é resultado de um módulo do curso ministrado pelo norte-americano e  diretor de ópera, William Ferrara, desde o dia 28 de abril, na sala de musicalização, aos cantores líricos da Fundação Carlos Gomes, dentro do projeto "Ópera Estúdio". Os alunos selecionados pelo projeto, irão apresentar cenas das óperas ‘La Traviata’, ‘Um Baile de Máscaras’ e ‘Rigoletto’, do compositor italiano Giuseppe Verdi.
O Projeto Ópera Estúdio – Através do ‘Ópera Estúdio’, a Fundação Carlos Gomes está investindo na profissionalização dos alunos. O projeto, criado este ano, é desenvolvido pela coordenadoria de pesquisa e extensão da FCG, que tem a frente a pianista Ana Maria Adade, com o objetivo de preparar os alunos de canto lírico para a carreira artística profissional de um cantor de ópera. Jena Vieira, que coordena o projeto, acredita ser possível em 2015 montar óperas experimentais com o resultado das oficinas. “Teremos óperas inteiras, experimentais, para apresentar ao público. Poderemos ter uma agenda anual com essas montagens locais. Do ponto de vista do canto, os nossos profissionais se destacam e são reconhecidos no mundo inteiro. Agora estamos agregando o que faltava”.
William Ferrara - O diretor de ópera da universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, é conhecido por ministrar esse curso no mundo inteiro. Em Belém, ele já atuou em montagens de óperas do Festival Internacional de Ópera do Theatro da Paz. Ele considera importante a iniciativa da FCG na formação de alunos. “A formação de profissionais para óperas é uma escada e esse é um degrau importante que marca, inclusive, um novo momento para o próprio Instituto. Acredito que esse projeto coloca a instituição em um novo patamar e pode atrair olhares de investidores que possam fortalecer a produção no estado. O Pará é um celeiro de profissionais de altíssimo nível, falta apenas desenvolver os talentos existentes", finalizou o diretor William Ferrara.
ENTRADA FRANCA
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na  Avenida Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém.
Mais informações pelos telefones (91) 3249.0373
Ana Maria Castro (91) 8131.9311 (Assessora de Comunicação do TUCB/ICA/UFPA)
Postado por: Camila Góes (Bolsista da secretaria do TUCB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...
Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.