Pular para o conteúdo principal

Espetáculo "AMOR DE CARVANAL"


A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) da Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará no período de 19 a 23 de novembro/2014, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o espetáculo de ballet " AMOR DE CARVANAL", que tem a direção assinada pelos professores Ana Cristina Cardoso, Éder Jastes e Jaime Amaral.

O carnaval, a festa da carne, é um evento universal em que o cupido sai de férias durante três dias e deixam os românticos sem direção, multidões a buscar seus pares em uma brincadeira marota para homenagear o sagrado masculino e feminino que existe em todos nós...
Entre confetes e serpentinas muitas vidas se entrelaçam a bailar nos cortejos de consagração ao amor.
O Amor...
Muitas vezes não chega a quarta feira de cinzas...
Mas que em alguns casos, ruma até a apoteose, e espera o resultado final, para assim comemorar o título de felicidade em comunhão... Relembrando o passar de cada ala sem sair da harmonia que contagia os corações apaixonados, que alheios às travessuras do destino saem a brincar o carnaval.

O enredo se desenvolve nesta festa brasileira de blocos de ruas, animados por bandas a tocar marchinhas, frevos, chorinhos e outros ritmos brasileiros a mobilizar os foliões em seus sonhos românticos e catarses carnais...
As fantasias são diversas e traduzem os desejos internos de cada um, a alegria dos palhaços, a liberdade das borboletas, a habilidade das dançarinas de frevo, do mistério das daminhas da corte e suas brincadeiras marotas, sempre a esconder seus rostos, travessuras do cortejo que segue sempre animado e de onde surgem outros personagens como as negas malucas e seus malandrinhos que com sua ginga animam o povo a cantar seus amores no reinado da Rainha do Carnaval e seus súditos.
Nesta folia de Momo quantas juras de amor perduram?
Essa é a história narrada por Pierrô e Pirueta sobre o amor de Arlequim e Colombina que no acaso se encontram e pela travessura do destino desenvolvem seu samba enredo nos percalços da vida que segue depois da quarta feira de cinzas

O espetáculo fica em cartaz de 19 a 23 de novembro, sendo que nos dias 19, 20, 21 o espetáculo será às 20 horas, nos dias 22 e 23 terão duas sessões às 17 e 19 horas.
Os ingressos custarão R$ 20,00 (com meia entrada para estudantes).
 
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na  Avenida Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém.
 
Ficha técnica:
Direção Geral: Ana Cristina Cardoso, Eder Jastes e Jaime Amaral
Coreografias: Ana Cristina Cardoso, Eder Jastes e Jaime Amaral
Dramaturgia: Claudia Palheta
Libreto: Eder Jastes
Coordenação de Figurino e Cenografia: Claudia Palheta
Figurinos:  Federico Ewerton Aranda Alves, Helma Suely Garcia da Silva, Lauro Gil de Souza Neto, Rafaela Silva da Silva, Raimunda Medianeira Trindade de Souza e Marco Alcântara.
Cenografia: Carmelino Antônio Ramires Dias, Ezaú David Pantoja de Boer, Gilvan Silva dos Santos e Thiago Costa Sardinha
Assistente de Cenografia: Cássio Lobato, Edvaldo Santos Almeida Neto, Karla Jacqueline Souza dos Santos, Leandro Trindade da Silva, Leida Vieira da Casta e Yan Luyd Almeida Martins.
Colaboração: Bruce Macedo e Stéphanie Lins Lobato.
Maquiagem: Graziela Ribeiro
Arte do Cartaz: Davi Almeida
Texto: Ana Cristina Cardoso
Postado por: Camila Góes - bolsista da secretaria do Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...
Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.