Pular para o conteúdo principal

Espetáculo de Dança "TEMPERAMENTOS: QUAL O SEU?"


A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) da Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), através do  Curso Técnico em Dança,  realizará no período de 27 a 30 de novembro/2014, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o espetáculo de Dança Contemporânea "TEMPERAMENTOS: QUAL O SEU?" , que tem a direção assinada pela professora Erika Gomes.

O espetáculo é resultado da disciplina Prática de montagem II, que tem por objetivo oportunizar os alunos a vivenciar um espetáculo de dança, nas mais diversas etapas que este apresenta, desde a pesquisa do tema a ser desenvolvido até o resultado cênico no teatro: uma poética cênica, baseada nas ações cotidianas dos aspectos das personalidades, dos temperamentos, as quais são afloradas em diversas intensidades e de várias formas. Temperamento é a combinação de características congênitas que, consciente  ou inconscientemente, são herdadas dos nossos pais.


A pesquisa para elaboração final do espetáculo foi realizada pelos alunos do Curso Técnico em Dança de 2013, da ETDUFPA, baseada nos estudos de Hipócrates,  filósofo grego que foi o primeiro a  analisar uma teoria do temperamento,  baseando- na teoria dos quatro elementos de Empédocles. Segundo ele há quatro tipos de temperamento,  dominante no corpo do indivíduo. Um dos quatro fluidos corporais (humores), sanguíneo (sangue), fleumático (linfa ou fleuma), colérico (bílis) e melancólico (astrabílis ou bílis negra). Cada um deles possui uma determinada característica:
  • Sanguíneo: expansivo, otimista, mas irritável e impulsivo;
  • Fleumático: sonhador, pacífico e dócil, preso aos hábitos e distante das paixões;
  • Colérico: ambicioso e dominador, tem propensão a reações abruptas e explosivas;
  • Melancólico: nervoso e excitável, tendendo ao pessimismo, ao rancor e à solidão.
Essa teoria entrou na idade média através de Galeno e influenciou todo o pensamento ocidental.

A diretora do espetáculo, Erika Gomes é paraense,  Mestre em Artes pela UFPA(2011), professora do Curso de Dança da ETDUFPA, desde 2008, especialista em Treinamento Desportivo na Infância e Adolescência pela Universidade Estadual do Pará - UEPA (1999), coreógrafa, diretora e intérprete-criadora em dança,   "SEM PÉ NEM CABEÇA: SAPATEANDO NA CORDA BAMBA" foi o último espetáculo que coreografou e dirigiu em  2014.

O espetáculo fica em cartaz de 27 a 30 de novembro, sempre às 19h30min.
Os ingressos custarão R$ 20,00 (com meia entrada para estudantes).
 

O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na  Avenida Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém.
FICHA TÉCNICA:
Direção Geral: Erika Gomes
Assistente de Direção:Gil Ganesh 
Direção de Imagem e Vídeo: Ramiro Quaresma 
Direção de Luz: Jorge Torres  
Intérpretes-criadores: Alunos do Curso Técnico em Dança 2013.                  

Postado por: Camila Góes - Bolsista da secretaria do Teatro Universitário Cláudio Barradas  (TUCB)                                                                                                                                 
                                              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...
Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.