Pular para o conteúdo principal

Cineclube ETDUFPA


O Cineclube ETDUFPA inicia seu novo ciclo em 2015 com a Trupe Perifeéricos e a peça multimídia "Rosa dos Ventos: entre miragens e mirações" que une cinema, teatro, máscaras e entidades numa confluência poético-tecnológica que se afina com o objetivo dessa nova jornada cineclubística que é discutir as relações do audiovisual com as artes cênicas.
O cinema nasceu de mãos dadas com o teatro, na virado do século XIX para o XX, até consolidar sua própria linguagem, para se reencontram na contemporaneidade neste entrelaçamento possibilitado pelas novas tecnologias, conectando linguagens e potencializando discursos estéticos e artísticos.
Sobre a peça os autores escrevem: "A trupe agora sem vento, seu ator principal, prepara Rosa, uma talentosa mortal, para assumir o papel que ele deixou para trás. Essa tarefa, porém, não será fácil, a moça terá que conquistar a confiança de todos, lidar com rivalidades internas e suportar as absurdas demandas exigidas por seres de um mundo cheio de mistérios perigosos e encantos duvidosos, onde se perde facilmente o limite entre sonho e realidade, liberdade e loucura."
Após o espetáculo, que será realizado no Teatro Universitário Cláudio Barradas às 20h no dia 21/03 (sexta-feira), haverá uma conversa com o integrantes da trupe acerca do processo de criação e montagem do espetáculo.
O Cineclube ETDUFPA é um projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da UFPA coordenado pelo Prof. Ramiro Quaresma com a colaboração dos Professores Paulo de Tarso e Jorge Torres.
--
Ramiro Quaresma
Professor ICA/UFPA
(91) 98239 2476

https://www.facebook.com/ramiroquaresma
https://twitter.com/ramquaresma
xumucuis.wordpress.com
cinematecaparaense.org
  
 Postado por: Camila Góes- bolsista da secretaria do TUCB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um casarão histórico, um coletivo de artistas mundiados, quatro espetáculos e a força do desejo de reconstruir. A Mostra Mundiar surge assim, por entre escombros, Arte e coletividades, como ação que deseja ajudar na manutenção de uma parte da história do bairro da Cidade Velha e de Belém. Serão quatro espetáculos, quatro pesquisas-criação, montadas ao longo do ano de 2018, sendo uma estreia. Cada espetáculo será exibido em apresentação única no Teatro Universitário Cláudio Barradas, durante quatro dias de muita alegria e luta em prol da recuperação da fachada do casarão histórico situado na rua Gurupá n.178, que desmoronou em função das chuvas na cidade. A Mostra é uma urgência, mas também uma celebração: nossos corpos em cena, anunciando e reunindo outras forças para reerguer, reviver, renascer. Convidamos a todxs para partilhar dessa ação, contribuir conosco, com a memória da cidade e com a Arte que acontece e resiste em Belém. Os ingressos serão vendidos no valor de R$20 reais, com...
"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...