Pular para o conteúdo principal

VI SEMINÁRIO DE DRAMATURGIA AMAZÔNIDA


Com o objetivo de compartilhar as pesquisas realizadas e apreciar as recentes produções cênicas amazônicas, é realizado, de 27 a 30 de maio, o 6º Seminário de Dramaturgia Amazônida da ETDUFPA, que será no Teatro Universitário Cláudio Barradas. Palestras, mesas de discussão, lançamentos de livros e peças teatrais fazem parte da programação. As inscrições começam nesta quarta-feira, 15 de abril, e  seguem abertas até 20 de maio.
Inscrições - Os interessados podem se inscrever na secretária do Teatro Universitário, que fica na rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a travessa Dom Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal. É possível realizar a inscrição, também, por e-mail, no endereço dramaturgiaamazonidavi@gmail.com mandando uma mensagem com o assunto “INSCRIÇÃO”, contendo no corpo do texto nome, profissão, e-mail, curso, endereço, telefone.
Iniciativa – A realização do Seminário é do projeto “Memória da dramaturgia amazônida: Construção de acervo dramatúrgico”, coordenado pela professora Bene Martins. Para ela, o seminário é uma oportunidade para que antigos e novos pesquisadores em teatro e artistas, de diversas partes do país, possam conhecer seus trabalhos, num momento em que a pesquisa e a produção teatral têm crescido na Amazônia.
“Pode-se afirmar, a partir das Licenciaturas específicas das artes cênicas, dos programas de pós-graduação, dos inúmeros projetos de pesquisa, que as artes cênicas têm sido objeto de estudos mais aprofundados. Vários dramaturgos voltaram à cena, às pesquisas acadêmicas, aos lançamentos de livros”, comenta a professora Bene sobre o atual cenário da pesquisa em Artes Cênicas no país.
Além das palestras, peças teatrais serão encenadas durante os dias de seminário, como “Catolé e Caraminguás”, do Grupo In Bust Teatro com bonecos, e “Amor, amor”, com direção de Marcello Vilella.  Artistas, professores, estudantes, interessados em artes cênicas e atuantes em outras áreas artísticas são esperados no seminário. Confira a programação aqui.
Memória da dramaturgia - O projeto “Memória da dramaturgia amazônida: Construção de acervo dramatúrgico” foi criado em 2009 pela professora Bene Martins, com o objetivo de resgatar textos teatrais considerados raros e divulgá-los para que possam ser estudados e montados por companhias de teatro.

Serviço
6º Seminário de Dramaturgia Amazônida da ETDUFPA
Data: 27 a 30 de maio de 2015
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas, rua Jerônimo Pimentel, 546 - Umarizal
Inscrições: Até 20 de maio, na secretaria do Teatro ou no e-mail dramaturgiaamazonidavi@gmail.com.
Acesse o site do projeto “Memória da dramaturgia amazônida” e o Facebook do Seminário.
Texto: Luis Rodrigues - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Postado por: Camila Góes - Bolsista da secretaria do TEATRO UNIVERSITÁRIO CLÁUDIO BARRADAS - TUCB

                      APOIO: TEATRO UNIVERSITÁRIO CLÁUDIO BARRADAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...
Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.