Pular para o conteúdo principal

PALHAÇOS TROVADORES NO TUCB

O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) receberá nos dias 05 e 06, sábado e domingo, às 20 horas, Os Palhaços Trovadores, com o espetáculo "Secretária, traz um Quilo de Bombom!", uma homenagem aos artistas circenses paraenses.


"Secretária, traz um quilo de bombom!" É um espetáculo dos Palhaços Trovadores, criado em 2004 como resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará – IAP, projeto premiado da atriz-palhaça Cleice Maciel, integrante do grupo. A pesquisa faz um levantamento de artistas circenses que atuaram na cidade de Belém, centrando seu foco em dois grandes nomes da arte circense da cidade: o palhaço Alecrim da Beira d’Água e o mágico Chamon.

Alecrim foi um clown branco, que manteve durante muitos anos um programa na televisão paraense. Muito conhecido na cidade, era figura obrigatória em vários eventos, festas e aniversários. Da mesma forma, o mágico Chamon era também presença constante nestes eventos. Os dois chegaram a trabalhar juntos e protagonizaram muitas histórias da arte circense do Estado. Eram muito conhecidos e queridos na cidade de Belém.

O espetáculo dos Palhaços Trovadores mostra os dois artistas através de seus números, colhidos em vários relatos, inclusive em entrevista realizada com o mágico Chamon, ainda vivo durante a vigência da pesquisa – o artista, já muito doente, veio a falecer logo em seguida. Outros artistas foram entrevistados e seus relatos também foram utilizados na criação do espetáculo, como números acrobáticos, números de mágicas e de palhaços, embora as figuras centrais sejam Alecrim e Chamon.

Este projeto remonta tal trabalho, reconfigurando-o dez anos depois de sua montagem original, vislumbrando apresentar a arte destes dois grandes artistas circenses para um público mais diverso, mostrando-os às novas gerações.

Desta feita, diferente da primeira montagem, os palhaços tomam conta de todas as cenas, dando seu toque especial de liruismo e graça a cada uma delas: mágicas, acrobacias e malabarismos são feitos sob o olhar cômico do palhaço.

O projeto é foi ganhador do prêmio Funarte Carequinha de estimulo ao Circo, em 2014, para remontar o espetáculo e fazer cinco apresentações, sendo três em cidades do interior do Estado e duas na capital Belém. O grupo já se apresentou em santa Isabel, Castanhal e Benevides.

Os Palhaços Trovadores vêm há 17 anos divulgando arte do palhaço em Belém do Pará, criando e apresentando nos mais diversos espaços públicos seus espetáculos, que utilizam na sua dramaturgia elementos da cultura popular. Formando e encantando plateias da capital paraense e outras cidades do estado, transpondo com seu trabalho as fronteiras paraenses.

Pesquisando a linguagem do clown na cidade de Belém, de forma pioneira, realiza uma fusão com elementos poéticos e estruturais de nossa cultura popular, os folguedos como bois bumbás, pássaros, quadrilhas juninas, pastorinhas, dentre outros. Este trabalho de pesquisa resulta em espetáculos alegres e coloridos, que mesclam a poesia e a canção à cena transgressora dos palhaços, envolvendo sempre o público em seu jogo. Representante do chamado Teatro de grupo, os PALHAÇOS TROVADORES mantém uma pesquisa constante da linguagem do palhaço, incorporando sempre elementos novos.


O Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546 (esquina com D. Romualdo de Seixas) no bairro do Umarizal, em Belém.
Ingressos: 10 reais (valor único).

FICHA TÉCNICA:

Diretor Artístico: Marton Maués
Iluminadores: Jorge torres, Marcelo Villela
Gerenciadora das mídias sociais na web: Suani Corrêa
Produção e Execução: Romana Melo
Elenco:

Adriano Furtado (Palhaço Geninho e Mágico)
Antônio Marco Cruz do Rosário (Palhaço Black e Acrobata)
Alessandra Nogueira (Palhaça Neguinha secretária do Alecrim)
Cleice Maciel (Palhaça Pipita secretária do Alecrim)
Marton Maués (Palhaço Tilinho)
Isac Oliveira (Palhaço Xuxo e Apresentador)
Jorge torres (Palhaço Ricardio e Nequinho)
Marcelo David (Palhaço Feijão e Acrobata)
Marcelo Villela (Palhaço Bumbo Thelo e Alecrim)
Patrícia Pinheiro (Palhaça Tininha secretária do Alecrim)
Romana Melo (Palhaça Estrelita)
Rosana (Palhaça Bromélia e Ajudante do Mágico)
Sonia Alão (Palhaça Pirulita e Ajudante do Mágico)
Suani Corrêa (Palhaça Aurora e Acrobata)

 Contato para entrevistas:

98827-7338 - Marton Maués

99275-2184 - Romana Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...
Período de inscrição 05/04 a 05/05 de 2019 LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES https://ixseminariodedrama.wixsite.com/ixsemidramaturgia O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 145/2018 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazónica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita.