Pular para o conteúdo principal

CINECLUBE - "CAMINHOS DE MALDOROR"

Segundo André Breton, poeta francês e um dos precursores do surrealismo, os escritos de Lautréamont "brilham com um fulgor incomparável: são a expressão de uma revelação total, que parece exceder as possibilidades humanas. Com ele o famoso "tudo é permitido" de Nietzsche não permaneceu platônico, pretendendo significar que a melhor regra aplicável ao espírito ainda é a orgia." Escrito em torno de 1869 pelo uruguaio Isidore Ducasse, sob o pseudônimo de Conde de Lautréamont, que faleceu na França aos 24 anos, o livro "Cantos de Maldoror" só foi publicado décadas depois da morte de seu autor por conta de seu conteúdo ultraviolento e mórbido e que influenciou movimentos artísticos como o dadaísmo e o surrealismo.
Em 1998 o dramaturgo Ivam Cabral, a partir da tradução dos Cantos feita por Cláudio Willer, escreveu uma versão dos Cantos para ser encenada pelo grupo "Os Satyros", de Curitiba e essa versão para teatro foi a base para a investigação da disciplina "Teatro e outras mídias" dos professores Paulo Santana e Ramiro Quaresma.
Serão quatro releituras de cenas da peça "Maldoror", criadas e encenadas por alunos da Licenciatura em teatro, turma de 2014, da Escola de Teatro e Dança da UFPA.
A encenação também integra a programação de 2016 do projeto de extensão Cineclube ETDUFPA, coordenado pelo Prof. Ramiro Quaresma, que busca pesquisar e discutir as confluências entra as artes cênicas e práticas audiovisuais e multimídia na cena contemporânea.
"Caminhos de Maldoror"
Quarta,04 de Maio de 2016 às 20h30
Teatro Universitário Cláudio Barradas.
Entrada Franca. Única Sessão.
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a D. Romualdo de Seixas, no Bairro do Umarizal, em Belém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um casarão histórico, um coletivo de artistas mundiados, quatro espetáculos e a força do desejo de reconstruir. A Mostra Mundiar surge assim, por entre escombros, Arte e coletividades, como ação que deseja ajudar na manutenção de uma parte da história do bairro da Cidade Velha e de Belém. Serão quatro espetáculos, quatro pesquisas-criação, montadas ao longo do ano de 2018, sendo uma estreia. Cada espetáculo será exibido em apresentação única no Teatro Universitário Cláudio Barradas, durante quatro dias de muita alegria e luta em prol da recuperação da fachada do casarão histórico situado na rua Gurupá n.178, que desmoronou em função das chuvas na cidade. A Mostra é uma urgência, mas também uma celebração: nossos corpos em cena, anunciando e reunindo outras forças para reerguer, reviver, renascer. Convidamos a todxs para partilhar dessa ação, contribuir conosco, com a memória da cidade e com a Arte que acontece e resiste em Belém. Os ingressos serão vendidos no valor de R$20 reais, com...
"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...