Pular para o conteúdo principal

Lançamento do Livro: "Sapateado: Vivências na Universidade"

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) por meio da Editora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará no dia 29 de junho de 2016, as 19 horas, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o lançamento do livro: "Sapateado: Vivências na Universidade", organizado pelas professoras Erika Gomes Teixeira e Maria Ana Azevedo de Oliveira.


SAPATEADO: VIVÊNCIAS NA UNIVERSIDADE, tem como objeto de reflexão o sapateado, suas possibilidades de ensino, suas estratégias metodológicas e seus processos coreográficos, a fim de oportunizar o conhecimento deste aos discentes, criadores e pesquisadores da área.
A obra se originou no âmbito das atividades profissionais, das professoras-pesquisadoras da ETDUFPA, Erika Gomes Teixeira e Maria Ana Azevedo de Oliveira, por meio dos projetos de pesquisa LADANÇA – Laboratório da Dança, Performance e Dança e, do projeto de extensão Oficina de Sapateado.
Com prefácio de Kika Sampaio e apresentação da professora Simei Andrade, o livro revela a vivência de docentes e discentes com o sapateado norte-americano. O sapateado é ofertado nas oficinas, na busca pelo conhecimento técnico e artístico desta linguagem de dança. Resultado de quinze anos de trabalho e pesquisa, a obra trata de um conjunto de experiências compartilhadas, decorrente da trajetória do sapateado, a fim de contribuir para a história da ETDUFPA e da dança em Belém do Pará.
O livro marca o percurso do sapateado no ambiente acadêmico por meio de relatos de processos colaborativos, de fatos e acontecimentos sobre a historiografia do sapateado e reflexões metodológicas, apresentando-se como mais um material de acesso de informação e conhecimento.   
Como parte da programação do lançamento, haverá apresentação de trechos do espetáculo de dança "SEM PÉ NEM CABEÇA: SAPATEANDO NA CORDA BAMBA", uma criação coletiva dos alunos dos cursos Técnicos em Dança e Teatro, da Licenciatura em Dança, Teatro e Música, e pelos alunos da comunidade externa, os quais fazem parte dos projetos Oficina de Sapateado, LADANÇA e Performance e Dança, em uma produção que mistura as linguagens do sapateado, do circo e da performance. A direção geral do espetáculo recebeu a assinatura das professoras Erika Gomes e Maria Ana Azevedo.
Entrada Franca!
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a D. Romualdo de Seixas, no Bairro do Umarizal, em Belém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um casarão histórico, um coletivo de artistas mundiados, quatro espetáculos e a força do desejo de reconstruir. A Mostra Mundiar surge assim, por entre escombros, Arte e coletividades, como ação que deseja ajudar na manutenção de uma parte da história do bairro da Cidade Velha e de Belém. Serão quatro espetáculos, quatro pesquisas-criação, montadas ao longo do ano de 2018, sendo uma estreia. Cada espetáculo será exibido em apresentação única no Teatro Universitário Cláudio Barradas, durante quatro dias de muita alegria e luta em prol da recuperação da fachada do casarão histórico situado na rua Gurupá n.178, que desmoronou em função das chuvas na cidade. A Mostra é uma urgência, mas também uma celebração: nossos corpos em cena, anunciando e reunindo outras forças para reerguer, reviver, renascer. Convidamos a todxs para partilhar dessa ação, contribuir conosco, com a memória da cidade e com a Arte que acontece e resiste em Belém. Os ingressos serão vendidos no valor de R$20 reais, com...
"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...