Pular para o conteúdo principal
NUM MUNDO POLARIZADO, o gênero humano se dividiu em macho e fêmea, masculino e feminino, homem e mulher. Imagem e semelhança de um deus que apesar de ser Deus, foi feito pelos cristãos, macho. Mas se a Ele foi consagrada a criação metafísica, cósmica, à mulher foi consagrada a criação telúrica. E o mundo inventou a Mãe: criatura de sentimentos incondicionais. O patriarcado inventou a Esposa, a de doação irrestrita, suprida, mantida e ordenada pelo Marido. O Capitalismo inventou a operária, a de dedicação ilimitada, de dupla jornada. O machismo criou as bonecas – infláveis, ou não –, a de prazeres escondidos. A arte inventou estátuas, versos, canções, cores. A solidão criou o vazio dos antidepressivos e das academias de ginástica. Das senzalas para os shoppings. Da cozinha para a presidência. Da camarinha para o espaço sideral. Das esquinas sombrias para a luz do mundo. Marys, Simones, Célias, Nancys, Seylas, Judiths e Márcias ajudaram a transformar Amélias em mulheres de verdade.
Mas isso mal começou. Ainda perguntamos que mulher é essa? É a da capa da revista, do desenho do Zéfiro, dos quadros de Picasso, das letras de Clarice Lispector? Que lugar ela ocupa? Que roupa ela veste – ou despe? Que idade que ela tem, de onde vem, vive com quem? Pode sem ninguém? Fazer produção independente? Beijar – e gostar – outra mulher? Que mulher é essa que atenta até o Diabo e apanha calada do marido? De quem é seu corpo senão dela mesma [?].
Dizque não dá pra definir o que é ser mulher sem ser mulher – de corpo e alma! Será?
Mas é essa Anima que existe em cada um, em cada uma, em cada qual, que fala Entre Nós, que a Nós Outros vai tratar por duas mulheres que fizeram de suas vidas, possibilidades. E que querem ser mais do que essa Vida lhes propôs.
Queremos te convidar para ser feminino. A Mulher que o mundo ama sem nem ao menos compreender. Mas pra quê?
Vem ver.
Vem Ser.
A MONTAGEM DE ENTRE NÓS promovida pela Companhia Teatral Nós Outros tem sua primeira temporada em Belém entre os dias 03 e 05 de novembro de 2017, com sessões às 18 h (exceto sexta, 03) e 20 h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um casarão histórico, um coletivo de artistas mundiados, quatro espetáculos e a força do desejo de reconstruir. A Mostra Mundiar surge assim, por entre escombros, Arte e coletividades, como ação que deseja ajudar na manutenção de uma parte da história do bairro da Cidade Velha e de Belém. Serão quatro espetáculos, quatro pesquisas-criação, montadas ao longo do ano de 2018, sendo uma estreia. Cada espetáculo será exibido em apresentação única no Teatro Universitário Cláudio Barradas, durante quatro dias de muita alegria e luta em prol da recuperação da fachada do casarão histórico situado na rua Gurupá n.178, que desmoronou em função das chuvas na cidade. A Mostra é uma urgência, mas também uma celebração: nossos corpos em cena, anunciando e reunindo outras forças para reerguer, reviver, renascer. Convidamos a todxs para partilhar dessa ação, contribuir conosco, com a memória da cidade e com a Arte que acontece e resiste em Belém. Os ingressos serão vendidos no valor de R$20 reais, com...
"A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, promoverão o trabalho cênico "POÉGITAS", coordenado pelos professores Cesário Augusto e Edson Fernando, por meio do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA, no período de 28 a 31 de março/2019, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). "POÉGITAS" consiste em mostra do espetáculo cênico Afrânio: um solo em decomposição, bem como em demonstrações prático-teóricas de pesquisas de estudos selecionados, seguidas de bate-papo, junto aos espectadores, sobre os caminhos metodológicos originários de cada feitura artística, suas oficinas e laboratórios, "vale dizer, sobre o temporal de um cômodo em nada cômodo, por isso permissivo de ingredientes misturados a gosto", comenta, metaforicamente, Cesário. As demonstrações compreenderão feituras das composições Afrânio...